Sobre o Inumeráveis

Raimunda Abreu da Costa

1960 - 2020

Avó e mãe amorosa, essa guerreira mantinha-se firme na fé e na crença de que Deus estava sempre com ela.

“Minha mãe, a dona Ray ou simplesmente Raizinha, foi uma pessoa que nunca desistiu de lutar pela vida. Foi guerreira e mulher de fé incrível", diz a filha Valcimara, que completa: "Ela foi uma mulher maravilhosa, uma avó muito apegada aos netos e netas, uma mãe amiga, companheira e uma incentivadora de todos os meus sucessos. Comemorou comigo minha graduação e depois, minha pós-graduação. Mesmo doente, nunca deixou de participar de nada na vida de seus quatro filhos, tampouco na de seus sete netos."

Foi diagnosticada com câncer de mama em 2017, mas isso não a abalou. Sempre dizia que iria vencer esse "gigante", ainda que a doença não demonstrasse prognóstico de cura e continuasse a avançar.

Cinco meses após a mastectomia, quando surgiu o primeiro tumor cerebral, os médicos diziam que ela não aguentaria muito, pois a doença no cérebro alastrava-se muito rapidamente e, de fato, a doença se espalhou, mas dona Ray seguia firme na luta, tendo o apoio dos filhos durante todo o tempo.

Era conhecida por todas as amigas como uma mulher chorona, mas que Deus a fortaleceu na hora que foi preciso. Acreditava que tudo era no tempo Dele.

A Covid-19 a levou faltando pouco mais de dois meses para comemorarmos seus 60 anos. "Programamos uma festa gigantesca, mas não foi possível concretizá-la, pois Deus precisou dessa guerreira ao lado dele”, conta ainda Valcimara.

-

"Dona Ray, como era conhecida, foi guerreira e era a felicidade em pessoa.

Foi considerada uma grande mãe e que sempre ajudou todos.

Ela nos faz muita falta, o amor de quem a conheceu será eterno”, declara a filha Anne Priscila.

Raimunda nasceu em Codajás (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 59 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelas filhas de Raimunda, Valcimara Costa da Silva e Anne Priscila Costa da Silva. Este tributo foi apurado por Beatriz Maia, editado por Débora Zanchi, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 19 de outubro de 2020.