Sobre o Inumeráveis

Terezinha Arena da Silva

1963 - 2021

Fazia o melhor bolo prestígio do pedaço.

Dona Terezinha era reconhecida pelos filhos, netos, amigos e vizinhança, pelo seu bolo prestígio; sempre aparecia um alguém a mais para comer quando ela fazia o doce. E não era o único prato que preparava com capricho, não; fazia de tudo e todos os pratos eram muito bem feitos: lasanha, feijoada e nhoque eram apenas algumas das iguarias que saíam das panelas e fôrmas de Dona Terezinha. Sem mencionar o prato preferido do marido, de cada filho, e depois dos netos. "A comida era afeto comestível", lembra Débora, a filha mais velha entre os quatro irmãos - além dela, Maicon, Rodrigo e Michelly.

Terezinha era a terceira entre dez irmãos. As regras na casa dos pais eram muito rigorosas. Por isso Terezinha não media esforços para oferecer carinho e apoio aos filhos. Era colo, abrigo e conselho. "Lembro que em uma época, eu estava bem dividida entre trocar um cargo no tribunal de contas, onde estava estabelecida, para assumir o cargo de professora em uma sala de Educação Infantil, minha paixão. Ela sempre apoiava, e dizia que tínhamos que buscar o que nos fazia feliz", comenta a filha. Quando chegaram os netos Miguel, Ricardo, e Theo - cuidou deles como se fosse a mãe, e paparicou como uma legítima avó; gostava de brincar com os meninos e contar histórias para eles dormirem.

Costureira de profissão, deixou o trabalho formal quando se casou. No entanto, ainda assim, fazia pequenos reparos e costurava roupas para os netos. Sempre socorria um filho ou vizinho que precisasse de um ajuste de última hora.

Em 2021, ela e José Roberto da Silva completaram quarenta anos de casados e planejavam se mudar para a praia; esse era o sonho de Terezinha. Para o marido, filhos, netos e todos que a conheceram fica seu exemplo de amor e dedicação.

Terezinha nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Terezinha, Débora Kelly da Silva. Este tributo foi apurado por Rayane Urani , editado por Luciane Crippa Kobayashi, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 3 de novembro de 2021.