1954 - 2021
Conhecido como "o Toim de Eva", não dispensava um bom jogo de cartas na esquina todas as noites.
Pessoa de hábitos simples, demonstrava o amor que tinha pelos seus oferecendo um remédio quando alguém espirrava ou um pouco de carne para jantar. Outras vezes ofertava seus cuidados disfarçados em sermões e reclamações.
Pedro Lucas, seu neto, gosta de contar sobre ele: “Ele tinha uma alma viva, cabeça de criança e teimoso, muito presente na vida da família. Era um professor, que no dia a dia ensinava muitas coisas com seus gestos.”
E continua: “Ele tinha um bar/restaurante e me lembro que, quando criança, todas as noites ele fritava carne de sol pra comer comigo e com minha irmã, sentados na calçada. Todos os dias, religiosamente, ele estava na calçada do bar jogando cartas com os amigos, era o passa tempo preferido dele”.
“Um mês antes sua partida, precoce, havíamos nos encontrado em uma viagem de família, estavam os mais próximos e eu vi meu avô como nunca tinha visto, era o mesmo radiante e esbanjando vida, mas não tinha aquela carapaça dura, não reclamava, não brigava, só abraçava e sorria. Parecia realmente uma despedida!”
Antônio nasceu em Brejo Santo (CE) e faleceu em Brejo Santo (CE), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo neto de Antônio, Pedro Lucas Silva Santos. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Vera Dias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 10 de novembro de 2022.