1987 - 2020
Era um sonhador! E ainda, o anjo protetor do irmão caçula.
João, não tinha asas, mas seu espírito era livre, repleto de sonhos e projeções para um futuro melhor. Era eletricista, dedicado à sua profissão.
Cursava o técnico em refrigeração, mas almejava cursar o ensino superior. Tinha acabado de conseguir um emprego novo de carteira assinada, e, por isso, a felicidade pela nova conquista fazia morada.
Era o quinto filho de uma família de 11 irmãos. Possuía um vínculo muito forte com os pais, em particular com a sua mãe, sua protetora, seu amor maior. À ela, ele fez uma promessa como presente de aniversário tão significativa que jamais descumpriu.
Gostava de ir ao sítio, na casa que os seus pais moram, seu Manoel e dona Almira. João era teimoso, opinioso, pulso forte e de coração bom. Amava comer peixe, curtia muitos tipos de música, curtia praia, mas também amava ficar em casa.
Sua partida foi rápida e infelizmente sem uma despedida digna da grandeza do seu ser, mas as lembranças de cada momento vivido na sua companhia são duradouramente marcantes.
João nasceu em Santarém (PA) e faleceu em Santarém (PA), aos 32 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela irmã de João, Ana Lúcia de Sousa Viana. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Leiana Isis Oliveira, revisado por Luana Bernardes Maciel e moderado por Rayane Urani em 16 de fevereiro de 2021.