Sobre o Inumeráveis

João Ruas Godoi

1950 - 2020

Com os netos e bisnetos, parecia até criança. Dava altas gargalhadas com eles.

João era um homem muito, muito alegre. Um pai amoroso, cuidava da família de uma maneira especial. Acordava cedo e preparava o café para a família. Depois ia à panificadora, comprava pão e deixava na maçaneta da porta da casa de cada filho. Todos moravam perto. Esse ritual era um prazer para João. Na volta, já estava na mesa o 'fubá suado' feito pela esposa, uma adaptação que os mineiros fizeram do cuscuz. Esse ritual matinal fez parte da infância da neta Jaine, criada por ele como uma filha. Ela se recorda com carinho que " tinha mania de comer no prato dele. Parecia que era mais gostoso..."

João era casado com Luzineth. Tiveram seis filhos: Janaina, Joice, Patrícia, João Carlos, Adalberto e Janair. Os vários netos e bisnetos que teve sempre traziam alegria. Brincava com eles de uma forma toda especial. Fazia cócegas, beijava, abraçava. As gargalhadas eram vastas.

Ele não gostava muito de sair, mas se fosse para ir à Igreja aprender mais sobre a Bíblia e cantar os hinos religiosos, ia correndo. Era algo que fortalecia sua fé. Fora isso, só aceitava se fosse convite dos netos para passear. Mas o que ele apreciava mesmo era ficar no sofá, assistindo ao jornal.

João e Luzineth não tiveram uma vida fácil. Precisaram trabalhar muito para criar os filhos. Todos os dias eles iam à Praia de Búzios para vender milho. Mesmo depois de sua partida, ela continuou, por um bom tempo, realizando esta atividade para garantir seu sustento.

João era um mecânico dos bons, gostava de cuidar dos seus muitos carros velhos na oficina que passou a funcionar no quintal de casa.

Tinha muitos amigos, mas era mais próximo do senhor Glória, que o visitava quase que diariamente. Eles sorriam, contavam histórias de suas vidas e almoçavam juntos com muita frequência. Apesar de João demonstrar ser um homem forte, era sensível e sentimental, chorava por muito pouco. Nas conversas, bastava lembrar das histórias vividas para as lágrimas escorrerem.

João deixou muitas saudades entre seus familiares e amigos.

João nasceu em Nova Iguaçu (RJ) e faleceu em Manguinhos (RJ), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de João, Jaine Godoi Torres. Este tributo foi apurado por Sonia Ferreira, editado por Vera Dias, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 4 de julho de 2021.