Sobre o Inumeráveis

Maria de Jesus Oliveira

1971 - 2020

Quando ela lia um livro, viajava na sua imaginação.

Maria era a filha mais velha, entre três irmãos, de Enedina e José Pedro. Foi mãe jovem. Aos 19 anos teve Mayra.

Em 1999, casou-se com Carlos, com quem completaria vinte anos de união. O casal teve a infelicidade de ter tido um bebê que não sobreviveu ao parto.

"Minha mãe era uma amante da leitura. Ela lia e relia o mesmo livro diversas vezes", diverte-se Mayra. Ela também apreciava clipes de músicas internacionais. Sua música favorita era tema do filme, "Cinquenta Tons de Cinza", a canção "Love Me Like You Do" da Ellie Goulding. "Ela adorava todas as músicas românticas. Assim como os livros, para ela, as músicas eram um verdadeiro romance", conta a filha.

Quem cortava os cabelos de Maria era a filha. "Ela tinha os cabelos castanhos e ondulados, na altura do ombro", relembra Mayra.

Maria só tinha um defeito: acumular coisas, principalmente objetos antigos. "Minha mãe amava viver e aproveitar todos os momentos. Tinha um sorriso largo, coração grande e via beleza em tudo. A imagem que vou guardar dela é a de um momento vivido em um dos nossos últimos passeios, quando ela, sorrindo pro vento, dançou forró com um amigo", finaliza a filha Mayra.

Maria partiu em 16 de julho. Foi a décima vítima da Covid-19 na cidade de Piripiri, no Piauí.

Maria nasceu em Pedro II (PI) e faleceu em Piripiri (PI), aos 49 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Mayra Dakielly de Jesus Oliveira. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Ticiana Werneck, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 28 de janeiro de 2021.