1940 - 2020
De presença forte e olhar expressivo, ela era a personificação do bom humor e da alegria.
"Nossa Vó Maria, a matriarca da família Costa, era a bisa, a tia cheirosa ou a velha Maria, como os quatro netos carinhosamente a chamavam e ao que ela prontamente respondia com um sorriso no rosto e amor no olhar", assim Magali apresenta sua mãe.
Dona Maria Antonieta foi tantas vezes a responsável pelos sorrisos nos rostos das pessoas próximas, contagiadas pelo seu bom humor e por sua felicidade inebriante. Ela foi colo e sensatez nos momentos precisos. Foi calmaria em meio às tribulações. Foi mãe, avó e amiga. Mulher de personalidade única, celebrava a vida com leveza, aproveitando cada segundo.
A dor da perda que aperta o peito de quem a conheceu e hoje dá lugar ao amor e à gratidão de ter compartilhado a mesma vida com dona Maria Antonieta e de ter aprendido lições tão singulares sobre o amor e a delicadeza de existir.
"Ah, vó Maria, das coisas mais lindas da vida, as mais expressivas foram certamente seus olhos!", conclui Magali.
Maria nasceu em Itajaí (SC) e faleceu em Jaraguá do Sul (SC), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Maria, Magali Costa Manerich. Este tributo foi apurado por Lila Gmeiner, editado por Leiana Isis Oliveira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 23 de dezembro de 2020.