1955 - 2020
Nordestino que realizou o sonho de ir para São Paulo em busca de uma vida diferente.
Aos 19 anos, Isael saiu do Piauí e chegou em São Paulo, capital. A filha Lucilene conta que o pai "era um nordestino batalhador, desses que viveu na roça e quando moço, sonhava com a cidade grande para ter uma vida melhor".
A labuta foi grande. Isael estudou e trabalhou muito para se tornar um "exímio eletricista", lembra orgulhosa a filha. Desse modo, fez morada e construiu sua família na capital paulistana.
Em 1979, Isael e a esposa se conheceram. Após três anos, já estavam casados e no ano seguinte, celebravam o nascimento da filha Lucilene. "Assim fomos três por mais de 25 anos, até quando casei em 2009", recorda Lucilene.
Em alguns momentos, o marido incrível, pai amoroso e o avô "babão" transformava-se também em teólogo. Como um estudioso da bíblia e servo de Deus, nesse papel, Isael multiplicava-se em professor, amigo, mentor e confidente, como o definia a filha, a qual com gratidão relembra a proteção paterna: "orou muito por mim".
As orações de Isael também entoavam cânticos. Amante de música, ele "amava moda de viola e hinos antigos", paixões materializadas em sua vitrola e discos, herdados por Lucilene.
Isael também se dedicou à arte do cuidado. "Foi um genro amoroso que dedicou junto de minha mãe, sete anos de sua vida para cuidar da minha avó, que morreu oito meses antes dele", diz a filha.
Foi em uma viagem para a sua terra natal que ocorreu a inesperada partida de Isael. Assim, Lucilene encontrou nas palavras uma forma para se despedir do seu guardião: "Ao meu pai, deixo essa singela homenagem e continuo firme em seu legado, para um dia nos reencontrarmos nos céus. Saudade pai, te amo para sempre!".
Isael nasceu em São Raimundo Nonato (PI) e faleceu em Corrente (PI), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Isael, Lucilene Brito Shirota. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Rosimeire Seixas, revisado por Luana Bernardes Maciel e moderado por Rayane Urani em 1 de março de 2021.