1939 - 2020
Um homem correto e de palavra, pensava sempre nos filhos e em Laura, o único amor de sua vida.
Luis Cuca, como era conhecido, sobretudo pelos amigos de Nazaré, cidade onde viveu a maior parte de sua vida, era um homem muito econômico. Trabalhou mesmo depois de aposentado e casou-se apenas uma vez.
Luis foi esposo de Laura, o único amor de sua vida, e pai de oito: Laudinha, Luzia, Terezinha, Silvia, Nélio, Lélio, Hélio e Marcos, que conta que o pai foi uma pessoa que pensava muito nos filhos.
Trabalhou como agricultor, vendedor ambulante e vigilante. Mesmo após sua aposentadoria, seguia usando seu tempo para fazer suas vendas, pois queria aumentar sua renda. Nas horas vagas, gostava de saborear uma boa aguardente de cana.
Em 2014, sofreu com um problema nas juntas e contou com a ajuda de seus filhos para se recuperar. "Foi levado para fazer o tratamento na capital federal e voltou 'forte e saudável' para o Tocantins", lembra Marcos. Em 2020, quando um novo atendimento médico se fez necessário, Luis Cuca não voltou mais.
O filho lembra que o pai era "uma pessoa correta, honesta e de palavra", que disse que queria retornar para Nazaré. Ao invés disso, retornou para os braços de sua Laura, que partiu em 1976.
Luis nasceu em Nova Iorque (MA) e faleceu em Brasília (DF), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Luis, Marcos Antonio da Silva Barbosa. Este tributo foi apurado por Irion Martins, editado por Larissa Reis, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 26 de novembro de 2020.