1927 - 2020
Mulher à frente do seu tempo, foi a grande mãe da família, patrocinando sonhos e dando as broncas necessárias.
Yvone, ou Tia Yvone para os sobrinhos que tanto amava, foi a mulher mais à frente do seu tempo da família Moreira. Como única das irmãs que teve uma carreira profissional, ela não foi mãe biológica, “mas perde-se a conta de quantos sobrinhos ajudou a criar”.
Foi muito mais que mãe ao longo de sua vida na alegria e na tristeza, patrocinando sonhos e projetos, dando broncas, colocando de castigo quando preciso, levando não só ao médico, mas também ao bloco de carnaval.
Foi uma chefe de família no verdadeiro sentido da palavra, dando teto, comida, abrigo e aconchego material e afetivo.
Dona de uma beleza ímpar na sua juventude, teve essa beleza eternizada em um quadro que ornamentava sua casa.
Mulher de iniciativa e que não deixava nada passar batido, talvez tenha partido “para cobrar de Deus uma vacina eficiente para cuidar dos seus”.
Seus sobrinhos ficam aqui, saudosos de suas broncas e da mania de colocar as coisas em ordem. Ficam a cogitar que, “se céu existe, a esta altura ela já deve estar dando ordens para arrumar essa bagunça por aqui...”
Yvone nasceu em Recife (PE) e faleceu em Recife (PE), aos 93 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha de Yvone, Patricia Salgado da Rocha. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Vera Dias, revisado por Otacílio Nunes e moderado por Rayane Urani em 26 de março de 2021.