2021 - 2021
Valentina sempre será amada por sua família e continuará moldando cada uma das pessoas que esperou sua chegada.
Palavras de Maria, mãe de Valentina: "Quando você nasceu, já estava sem vida. Foi um silêncio ensurdecedor. Te segurei em meu braços o quanto pude. Minha menina era tão perfeita, tão linda, uma boneca com os lábios bem vermelhinhos. Pedi alta médica para poder enterrar minha florzinha. Só eu e seu pai, Daniel, embaixo de chuva, mas você merecia nosso adeus. Vamos te amar eternamente, minha pequena estrelinha."
Valentina foi um bebê muito esperado durante os oito meses de gestação, e foi muito amada desde que foi dada a notícia de que estava na barriga de sua mamãe. Sua família não pôde ver o seu primeiro sorriso, os seus primeiros passos e a sua primeira palavra, pois ela se foi precoce, não houve a chance de pegá-la no colo, mas essa dor compartilha lugar com o afeto: todos a amam e pensam nela como seu anjinho especial.
Sua irmãzinha, a Maria Fernanda, estava ansiosa para compartilhar a vida e os pais. É uma menina incrível que esperava ensinar à irmã caçula as coisas lindas da vida. Maria Fernanda sente falta de Valentina, mesmo que não a tenha conhecido.
O quartinho dela foi todo planejado pensando no seu rostinho, e os planos feitos pelos familiares não foram em vão e não serão esquecidos. Enquanto ela descansa com o Papai do Céu, seus paizinhos falam com ela todos os dias em pensamento e irão amá-la para sempre.
Maria nasceu em Manaus (AM) e faleceu em Manaus (AM), com 8 meses (de gestação) de vida, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo tio e pela mãe de Maria, James Rodrigues e Maria da Silva Ferreira. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Luma Garcia, revisado por Débora Spanamberg Wink e moderado por Rayane Urani em 28 de janeiro de 2022.