1942 - 2021
Fazia questão de participar dos aniversários e eventos importantes dos nove filhos e filhas.
Iracy Maria foi casada com João Danunzio durante sessenta e um anos. Tiveram nove filhos. Migraram do interior do Amazonas para a capital, Manaus, e ali criaram e educaram as crianças, que se transformaram em professores universitários e da rede pública, administradores e empresários.
Dedicada à família e uma mãe sempre presente, Iracy contribuía para a renda familiar com atividades desenvolvidas dentro da própria casa.
O filho João conta que a mãe foi uma mulher forte, de fé, que não se deixava abater pelas adversidades da vida. “Ela sempre pregava a esperança em Deus para tudo superar”, afirma. “E nunca deixou de opinar de forma direta nas decisões mais difíceis.”
Iracy Maria teve a oportunidade de viajar e conhecer vários lugares, mas se preocupava em voltar a Manaus para estar perto dos filhos e filhas. “Sempre esteve nos acontecimentos relevantes dos filhos e nos aniversários”, lembra João.
Na velhice, procurou dar atenção aos netos e filhos mais novos, oferecendo todo apoio e acolhida.
Amorosa e dedicada à família, essa mãe e avó deixa saudade e também gratidão por tudo que fez e ensinou.
Iracy nasceu em Parintins (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Iracy, João D'Anuzio Menezes de Azevedo Filho. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Denise Stefanoni, revisado por Walker Barros Dantas Paniágua e moderado por Rayane Urani em 16 de agosto de 2021.